Sondagem SPT também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do solo, usado normalmente para solos granulares, solos coesivos e rochas brandas; largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação.
As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são:
Sondagem Mista é um método de investigação que conjuga a sondagem a percussão para o trecho em solo e a sondagem rotativa para o trecho em rocha. Dessa forma, aplicam-se às sondagens mistas os mesmos procedimentos das sondagens rotativas e das sondagens à percussão, estas somente no que se refere ao ensaio SPT e à amostragem.
As sondagens mistas são utilizadas quando é necessário executar ensaios SPT no trecho em solo de uma sondagem rotativa. A passagem do método de sondagem à percussão para o método rotativo deve ser feita, obrigatoriamente, ao ser atingido o impenetrável ao SPT, sem recorrer ao método de lavagem para o avanço da perfuração.
A sondagem rotativa, executada com equipamentos mecânicos e hidráulicos conhecidos como sondas. É um tipo de sondagem semidireta, ou seja, pode-se obter amostras do terreno, no entanto não é possível observar o solo e a rocha diretamente a não ser pelas amostras coletadas. Pode ser executada pelo método convencional ou wire line.
A sondagem rotativa tem várias aplicações:
Assim pode através da descrição destas amostras (testemunhos) de sondagem obter:
Tipo de rocha; Grau de alteração; Grau de fraturamento; Grau de coerência; Determinação da foliação ou xistosidade; Determinação do RQD que é um parâmetro do índice de qualidade da rocha; Serve para reconhecer a profundidade do topo rochoso; Para reconhecer a espessura da camada de solo; Medir o nível d’água no solo; Coletar amostras para realizar análises química e mineralógica quando executada para pesquisa mineral; Nos furos de sondagem rotativa é ainda possível a instalação de instrumentos como medidores de nível d’água, piezômetros, inclinômetros, células de carga, etc. Permiti ainda a introdução de instrumentos para realização de ensaios, filmagens, testes de resistência entre outros.
A sondagem a trado é um tipo de sondagem geotécnica classificada como semidireta, ou seja, pode-se obter amostras do terreno, no entanto não é possível observar o solo diretamente a não ser pelas amostras coletadas.
A sondagem a trado serve para reconhecer o tipo de solo e sua espessura no perfil litológico. Serve também para coletar amostras deformadas do solo para serem descritas e posteriormente serem submetidas a diversos tipos de ensaios geotécnicos laboratoriais. Este tipo de sondagem serve também para a determinação do nível d’água no solo bem como para a instalação de instrumentos como medidores de nível d’água, piezômetros, inclinômetros.
É um tipo de sondagem feita por meio de escavação manual de poços. Neste caso abre-se um poço vertical circular ou quadrado que permitirá a observação e o mapeamento do perfil litológico e geotécnico do terreno naquele ponto e a coleta de amostras deformadas ou indeformadas (bloco indeformado). Estes posteriormente serão enviados para o laboratório geotécnico para realização de ensaios.
Somos certificados pelo Sistema de Gestão e Qualidade em Serviços de Sondagem e Ensaios Geotécnicos, ISO 9001:2015. Alto padrão de qualidade, sempre sob minuciosa avaliação.